Bursite do Joelho

Fatos da bursite do joelho:

  • A bolsa é um saco cheio de líquido que funciona como uma superfície deslizante para reduzir o atrito entre os tecidos em movimento do corpo, Ortopedista Brasilia.
  • Existem três principais bolsas do joelho.
  • Inchaço, calor e sensibilidade localizados, assim como dor no joelho, geralmente acompanham a bursite do joelho.
  • A bursite geralmente não é infecciosa, mas a bursa pode ser infectada.
  • O tratamento da bursite não infecciosa inclui repouso, gelo e medicamentos para inflamação e dor. A bursite infecciosa é tratada com antibióticos, aspiração e cirurgia.

bursite do joelho

O que é bursite?

A bolsa é um saco fechado e cheio de líquido que funciona como uma superfície deslizante para reduzir o atrito entre os tecidos do corpo. Bursae é plural para bursa. As principais bursas estão localizadas adjacentes aos tendões, próximas às articulações grandes, como ombros, cotovelos, quadris e joelhos. Quando uma bursa fica inflamada, a condição é conhecida como bursite. Isso pode causar inchaço, calor e sensibilidade na área afetada. Mais comumente, a bursite é causada por trauma local dos tecidos moles ou lesão por esforço, e não há infecção (bursite asséptica). Em raras ocasiões, particularmente quando o sistema imunológico é suprimido, a bolsa pode ser infectada por bactérias. Essa condição é chamada de bursite séptica.

O que é bursite no joelho?

A articulação do joelho é cercada por três bursas principais. Na ponta do joelho, sobre o osso da rótula (patela), está a bursa pré-patelar. Essa bursa pode inflamar (bursite pré-patelar) por trauma direto na parte frontal do joelho. Isso geralmente ocorre quando se mantém uma posição de joelhos prolongada, causando irritação na área pré-patelar. Foi referido como “joelho da empregada doméstica”, “joelho do carpinteiro” e “joelho da camada de carpete”, com base nas histórias ocupacionais associadas ao paciente.

A tensão do tendão grande abaixo da rótula pode causar tendinite e bursite infrapatelar. Essa bolsa do joelho está localizada logo abaixo da rótula, abaixo do tendão grande que liga os músculos à frente da coxa e a rótula ao osso proeminente na frente da perna. Essa bursa é chamada de bursa infrapatelar e, quando inflamada, a condição é chamada de bursite infrapatelar. É comumente visto com inflamação do tendão adjacente como resultado de uma lesão por salto, daí o nome “joelho de saltador”.

A inflamação da bursa no lado interno do joelho (área anserina) pode causar bursite por ansiedade. A bursite de Pes anserina causa sensibilidade local da parte interna do joelho. Essa bursa do joelho está localizada na parte inferior interna do joelho e é chamada de “bursa anserina”. Esta bolsa geralmente se inflama em mulheres de meia idade. Esta condição é conhecida como bursite anserina. A bursite anserina é particularmente comum em pessoas obesas. Esses pacientes podem notar dor na parte interna do joelho ao subir ou descer escadas. Ortopedia Brasilia

Quais são as causas da bursite do joelho?

A bursite do joelho pode ocorrer quando a bursa se enche de sangue devido a lesões e uso excessivo, como na competição atlética. A bursite também pode ocorrer devido à artrite reumatóide e a depósitos de cristais, como observado em pacientes com artrite gotosa e pseudogota. A bursa pré-patelar também pode ser infectada por bactérias (bursite séptica). Quando isso acontece, pode estar presente febre. Esse tipo de infecção geralmente ocorre por rupturas na pele subjacente ou por perfurações. A bactéria envolvida na bursite séptica do joelho é geralmente Staphylococcus, que normalmente está presente na pele. Raramente, uma bursa com inflamação crônica pode ser infectada por bactérias que se espalham pelo sangue.

Quais são os sintomas e sinais da bursite do joelho?

A bursite pode levar a vários graus de inchaço, calor, sensibilidade e vermelhidão na área subjacente do joelho. Em comparação com a inflamação da articulação do joelho (artrite), geralmente é apenas levemente dolorosa. É frequentemente associado a um aumento da dor ao se ajoelhar e pode causar rigidez e dor ao caminhar. Além disso, em contraste com os problemas na articulação do joelho, a amplitude de movimento do joelho é frequentemente preservada e o inchaço ocorre fora da articulação.

Como os profissionais de saúde diagnosticam a bursite do joelho?

A bursite do joelho é diagnosticada com base na localização típica de uma bolsa apresentando sinais de inflamação, incluindo dor no joelho, sensibilidade, rigidez e, às vezes, vermelhidão e calor. Normalmente, há um ponto sensível no local da bolsa inflamada.

Qual é o tratamento para a bursite pré-patelar do joelho? Existem remédios caseiros para bursite no joelho?

O tratamento de qualquer bursite depende de envolver ou não infecção. A bursite pré-patelar não-infecciosa (asséptica) pode ser tratada com compressas de gelo, repouso e medicamentos anti-inflamatórios e dolorosos. Quando compressas de gelo e anti-inflamatórios drogas não são eficazes, bursite joelho pode exigir aspiração do fluido bursa e/ou um local de injeção de cortisona. Este procedimento envolve a remoção do fluido com uma agulha e seringa em condições estéreis e pode ser realizado no consultório médico. Às vezes, o fluido é enviado ao laboratório para análise posterior. A bursite não infecciosa do joelho também pode ser tratada com uma injeção de cortisona na bursa inchada. Às vezes, as injeções de cortisona são feitas ao mesmo tempo que o procedimento de aspiração.

A bursite séptica requer ainda mais avaliação e tratamento. O líquido bursal pode ser examinado em laboratório para identificar os micróbios que causam a infecção. Requer antibioticoterapia, geralmente por via intravenosa. Pode ser necessária a aspiração repetida do líquido inflamado. A drenagem cirúrgica e a remoção do saco bursa infectado (bursectomia) também podem ser necessárias.

Qual é o prognóstico (perspectiva) da bursite do joelho?

As perspectivas para a bursite do joelho geralmente são muito boas. A bursite leve se resolve espontaneamente com o repouso. A bursite mais significativa pode exigir medicamentos (por via oral ou injetada localmente) para reduzir a inflamação. A bursite infecciosa requer drenagem, possivelmente ressecção cirúrgica e antibióticos.

É possível prevenir a bursite do joelho?

Na medida em que a bursite é causada por lesão ou atividade atlética, ela pode ser evitada evitando-se um novo dano à bursa e aos tecidos adjacentes.

O Post Bursite foi publicado orinalmente em Marketing Médico MED-BR

Leave a Comment